Levantamento do Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), nos três primeiros meses deste ano, apontam bons resultados para o Grande ABC. Segundo a pesquisa da entidade que representa o setor na região, foram vendidos 1.427 apartamentos novos entre janeiro e março. Isso aponta para o melhor resultado para o período nos últimos três anos. De acordo com Milton Bigucci, presidente da Acigabc, os resultados são reflexo da vitalidade do mercado local. Outro fator importante para o crescimento é que ainda há crédito e forte demanda por imóveis. Para o dirigente, a economia e o crescimento da renda das famílias nos últimos anos também contribuíram para o bom resultado.
A cidade com melhor desempenho foi São Bernardo, com 740 apartamentos vendidos. Santo André ficou logo em seguida, com 248 imóveis comercializadas no primeiro trimestre. São Caetano ficou em terceiro, com 218 apartamentos. A analise da entidade também mostrou que as construtoras apostaram fortemente em apartamentos de luxo, com mais lançamentos e promoções no momento da venda dessas unidades para atrair os compradores. Mas esse não foi o tipo de imóvel mais vendido no período. O estudo da Acigabc mostrou que as unidades menores predominaram. Os apartamentos de dois dormitórios corresponderam a mais da metade das unidades comercializadas, 57%. Já os apartamentos de quatro dormitórios representaram 5% do total de imóveis vendidos.
Mesmo com os bons números de vendas, no perído, o total de lançamentos foi menos que em igual período de 2011. O número de novos lançamentos -- empreendimentos em fase de venda -- caiu 35,6%. Os números dos primeiros meses fazem com que o mercado tenha expectativa de crescimento para todo o ano. Os resultados devem ser pouco superiores aos de 2011, o que, de certa, surpreende, pois se esperava, no mínimo, uma estagnação ou pequena queda.